Os desafios do investimento e da indústria no Brasil: um drama em seis atos
Resumo
Este short paper objetiva debater os problemas do investimento no Brasil pós-crise, quais sejam, sua dificuldade de superar a casa dos 20% do PIB e seu caráter volátil. Para tanto, o artigo caminha pela seguinte lógica: revisa-se a teoria da decisão de investimento de Keynes (1964) e, após isso, usa-a como referencial de apreensão e análise das dificuldades enfrentadas pela indústria no Brasil. Por entender-se o investimento industrial como o mais relevante para os ampliar e sustentar os investimentos em agregado, as dificuldades da indústria explicam os problemas percebidos na taxa de investimento do país.
Downloads
Referências
Confederação Nacional da Indústria (CNI), (2015). Índice de Confiança do Empresário Industrial.
Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/publicacoes-e-estatisticas/estatisticas/2015/01/1,40572/icei-indice-de-confianca-do-empresario-industrial.html. Acesso em março de 2015.
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), (2014). Custo do Trabalho no Brasil. Nota Técnica da Diretoria de Desenvolvimento Econômico n. 4.
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), (2014). Panorama da Indústria de Transformação Brasileira, 5a Edição.
Ipeadata, (2015). Dados de Macroeconômicos. Disponível em: www.ipeadata.gov.br. Acesso em março de 2015.
Keynes, John Maynard, (1964). The General Theory of Employment, Interest and Money, Nova York: HBS.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).