As transfigurações de um mestre: comentários sobre a trajetória intelectual de Keynes
Resumo
Embora o título acima possa parecer pretensioso, o presente texto, de fato, não o é. Percorrer os meandros da trajetória intelectual de Keynes exigiria um enorme esforço de imersão nos 30 volumes dos Collected Writings of John Maynard Keynes [CWJMK], o que está fora de nosso propósito. Entretanto, ao se apoiar nos ombros de pesquisadores de envergadura, a tarefa fica mais fácil. Lendo as primorosas contribuições de Skidelsky, Dostaler, Carter e Belluzzo, é possível identificar os pontos centrais e as inflexões do pensamento de Keynes. Nada, por suposto, é definitivo, sobretudo em se tratando da interpretação da obra de grandes mestres. As sugestões que aqui se apresentam têm o objetivo de proporcionar uma visão geral dos caminhos percorridos por Keynes até a publicação da Teoria Geral, em 1936. Não se trata de uma discussão técnica que pretenda esmiuçar em detalhes os conceitos criados ou utilizados por Keynes, mas sim fornecer uma base para a compreensão da lógica de seu raciocínio. O ponto de partida é a contextualização histórica de seu ambiente de vida.
Downloads
Referências
Belluzzo, L.G. M. (2012), As Teorias Econômicas de Keynes - Fundadores do Pensamento [Balanço do Século XX / Paradigmas do Século XXI] - TV Cultura https://www.youtube.com/watch?v=1pJduyhZgRU&t=5s
_________. (2016), O Tempo de Keynes nos Tempos do Capitalismo - Editora Facamp e Editora Contra Corrente - São Paulo.
Cardim Carvalho, F. (1983), Sobre a Necessidade de se Ler Keynes - Boletim IERJ nº 24
Carter, Zachary D. (2020), The Price of Peace - Money, Democracy and the Life of John Maynard Keynes - Random House - New York.
Collected Writings of John Maynard Keynes, (1971), The (CWJMK) - MacMillan - Cambridge University Press for The Royal Economic Society.
Dostaler, Gilles. (2007), Keynes and his Battles - Edward Elgar - Cheltenham (UK).
Keynes, J. Maynard. (1919), The Economic Consequences of the Peace, CWJMK, II.
________. (1925a), A Short View of Russia, CWJMK, IX.
________. (1925b), The Economic Consequences of Mr. Churchill, CWJMK, IX.
________. (1925c), Am I a Liberal?, CWJMK IX.
________. (1926), The End of Laissez-Faire, CWJMK, IX.
________. (1929), Can Lloyd George Do It?, CWJMK IX.
________. (1930a), A Treatise on Money, CWJMK, V e VI.
________. (1930b), The Economic Possibilities of our Grandchildren, CWJMK, IX.
________. (1931), Essays in Persuasion, CWJMK, IX.
________. (1933a), Essays in Biography, CWJMK, X.
________. (1933b), The General Theory and After - A Supplement, CWJMK XXIX.
________. (1933c), The Means to Prosperity, CWJMK IX.
________. (31/12/1933), Keynes to Roosevelt, CWJMK XXI.
________. (1934a), Can America Spend Its Way Into Recovery?, CWJMK XXI.
________. (1934b), Agenda for the President, CWJMK XXI.
________. (1937a), How to Avoid a Slump, CWJMK XXI.
________. (1937b), The General Theory of Employment, CWJMK XIV.
________. (1938), My Early Beliefs, CWJMK, X.
Lima, L.A.O. (1997), Keynes e o Fim do Laissez-Faire, in Estudo Sobre a Economia do Capitalismo - uma Visão Keynesiana - Bienal - São Paulo.
Maddison, A.(1991), Dynamic Forces in Capitalist Development - A Long-Run Comparative View - Oxford University Press - Oxford - New York.
Mazzucchelli, F. (2009), Os Anos de Chumbo - Economia e Política Internacional no Entreguerras - Editora Unesp e Editora Facamp - Campinas.
Nunes Ferreira, A. (maio, 2014), Keynes e Competição Imperfeita - Instituto de Economia Unicamp - Texto para Discussão nº 232.
________. (junho, 2014), A Controvérsia Pigou- Keynes - Instituto de Economia Unicamp - Texto para Discussão nº 237 (junho 2014).
Skidelsky, R. (1996), Keynes - Coleção Past Masters - Oxford University Press - Oxford - New York.
________. (2005), John Maynard Keynes, 1883-1946. Economist, Philosopher, Statesman (2003) - Penguin Books - London (2003). Tradução castelhana com o título Keynes - RBA - Barcelona (2013).
________. (2009), Keynes - The Return of the Master - Public Affairs - New York.
________. (2015), The Essential Keynes - Penguin Books - Penguin Random House - UK.
Copyright (c) 2022 Frederico Mazzucchelli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).