Determinantes da confiança do consumidor e dinâmica da política monetária no Brasil

  • Rafaela Maiara Caetano Universidade Federal de Lavras
  • Cleomar Gomes da Silva Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Confiança do Consumidor, Política Monetária, ARDL

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os determinantes da confiança do consumidor e impactos na dinâmica da política monetária no Brasil. A metodologia econométrica aplicada envolve modelos Autorregressivos de Defasagem Distribuída (ARDL) aliados à abordagem de cointegração. Para dados entre janeiro de 2003 e dezembro de 2016, os resultados sugerem a existência de uma relação de longo prazo entre o índice de confiança do consumidor e as demais variáveis analisadas. Em relação à dinâmica de curto prazo, o mecanismo de correção de erros varia entre 1,9% e 8,7%, a depender do modelo estimado. Isto sugere que variáveis econômicas influenciam a confiança do consumidor e, quando esta confiança é posta em xeque, ela se recupera de forma lenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Maiara Caetano, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Administração no Departamento de Administração e Economia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Referências

Acemoglu, D., & Scott, A. (1994). Consumer confidence and rational-expectations - are agents beliefs consistent with the theory. Economic Journal, 104(422), 1-19. doi:10.2307/2234671

Akerlof, G. A., & Shiller, R. J. (2010). Animal spirits: How human psychology drives the economy, and why it matters for global capitalism. Princeton University Press.

Bachmann, R., & Sims, E. R. (2012). Confidence and transmission of government spending shocks. Journal of Monetary Economics, 59(3), 235-249. doi:10.1016/j.jmoneco.2012.02.005.

Banco Central do Brasil. (2011). Dez anos de metas para a inflação – 1999-2009. Brasília: Banco Central do Brasil, 456 p.

BCB (2017). Banco Central do Brasil. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries> Acesso em: Mar. 2017

BIS (2017). Bank for Internacional Settlements. Disponível em: <https://www.bis.org/statistics/eer.htm> Acesso em: Mar. 2017.

Belessiotis, T. (1996). Consumer confidence and consumer spending in France. European Commission – Directorate General for Economic and Financial Affairs. Economic Papers, n. 116.

Brown, R. L., Durbin, J., & Evans, J. M. (1975). Techniques for testing constancy of regression relationships over time. Journal of the Royal Statistical Society Series B-Methodological, 37(2), 149-163.

Carroll, C. D. (1997). Buffer-stock saving and the life cycle/permanent income hypothesis. Quarterly Journal of Economics, 112(1), 1-55. doi:10.1162/003355397555109

Carroll, C. D., Fuhrer, J. C., & Wilcox, D. W. (1994). Does consumer sentiment forecast household spending - if so, why? American Economic Review, 84(5), 1397-1408.

Çelik, S., e Özerkek, Y. (2009). Panel cointegration analysis of consumer confidence and personal consumption in the European union. Journal of Business Economics and Management, 10(2), 161-168. doi:10.3846/1611-1699.2009.10.161-168

Çelik, S. (2010). An unconventional analysis of consumer confidence index for the Turkish Economy. International Journal of Economics and Finance Studies, 2(1), 121-129.

De Boef, S., & Kellstedt, P. M. (2004). The political (and economic) origins of consumer confidence. American Journal of Political Science, 48(4), 633-649. doi:10.1111/j.0092-5853.2004.00092.x

De Mello, E. P. G., & Figueiredo, F. M. R. (2014). Assessing the short-term forecasting of confidence indices. (Banco Central do Brasil Working Papers, No. 371). Brasilia.

Debes, S., Gareis, J., Mayer, E., Rüth, S. (2014). Towards a consumer channel of monetary policy. Wüzburg Economic Papers, n. 91.

Dees, S., & Soares Brinca, P. (2013). Consumer confidence as a predictor of consumption spending: Evidence for the United States and the Euro Area. International Economics, 134, 1-14. doi: 10.1016/j.inteco.2013.05.001

Delorme, C. D., Kamerschen, D. R., & Voeks, L. F. (2001). Consumer confidence and rational expectations in the United States compared with the United Kingdom. Applied Economics, 33(7), 863-869. doi:10.1080/00036840152022205

Dickey, D. A., & Fuller, W. A. (1979). Distribution of the estimators for autoregressive time-series with a unit root. Journal of the American Statistical Association, 74(366), 427-431. doi:10.2307/2286348

Fan, C. Z. S., & Wong, P. B. (1998). Does consumer sentiment forecast household spending? The Hong Kong case. Economics Letters, 58(1), 77-84. doi:10.1016/s0165-1765(97)00247-4

SEADE-PED (2017). Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Pesquisa de Emprego e Desemprego. Disponível em: <http://www.seade.gov.br/produtos/ped-rmsp> Acesso em: Mar. 2017.

Golinelli, R., & Parigi, G. (2004). Consumer sentiment and economic activity: a cross country comparison. Journal of Business Cycle Measurement and analysis, 2004(2), 147-170.

Gurgür, T., & Kilinç, Z. (2015). In search of the Turkish consumer confidence. (Central Bank of the Republic of Turkey, Working Paper, No. 15/38).

IBGE (2017). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/defaulttab2.shtm > Acesso em: Mar. 2017.

Karasoy, H. G. (2015). Consumer confidence indices and Financial Volatility. (Research and Monetary Policy Department, Central Bank of the Republic of Turkey, No. 2015-16/08).

Katona, G. (1968). Consumer behavior - theory and findings on expectations and aspirations. American Economic Review, 58(2), 19-30.

Keynes, J. M. (1936). The general theory of employment, interest and money. Cambridge University Press.

Kwan, A. C., & Cotsomitis, J. A. (2006). The usefulness of consumer confidence in forecasting household spending in Canada: A national and regional analysis”. Economic Inquiry, 44(1), 185-197. doi:10.1093/ei/cbi064

Kwiatkowski, D., Phillips, P. C. B., Schmidt, P., & Shin, Y. C. (1992). Testing the null hypothesis of stationarity against the alternative of a unit-root - how sure are we that economic time-series have a unit-root. Journal of Econometrics, 54(1-3), 159-178. doi:10.1016/0304-4076(92)90104-y

Lapp, J. S., & Pearce, D. K. (2012). The impact of economic news on expected changes in monetary policy. Journal of Macroeconomics, 34(2), 362-379. doi:10.1016/j.jmacro.2012.01.009

Lopes, T. H. C. R., & De Jesus, C. S. (2016). Consumer confidence and household spending: evidence from Brazil. The Empirical Economics Letters, n. 15/12, 1227-1234.

Ludvigson, S. C. (2004). Consumer confidence and consumer spending. Journal of Economic Perspectives, 18(2), 29-50. doi:10.1257/0895330041371222

Malgarini, M., & Margani, P. (2007). Psychology, consumer sentiment and household expenditures. Applied Economics, 39(13-15), 1719-1729. doi:10.1080/00036840600606351

McIntyre, K. H. (2007). Reconciling consumer confidence and permanent income consumption. Eastern Economic Journal, 33(2), 257-275. doi:10.1057/eej.2007.20

OCDE (2017). Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: <https://data.oecd.org/leadind/consumer-confidence-index-cci.htm> Acesso em: Mar. 2017.

Paradiso, A., Kumar, S., & Margani, P. (2014). Are Italian consumer confidence adjustments asymmetric? A macroeconomic and psychological motives approach. Journal of Economic Psychology, 43, 48-63. doi:10.1016/j.joep.2014.04.006

Pesaran, M. H., & Shin, Y. (1999). An autoregressive distributed-lag modelling approach to cointegration analysis. Econometrics Society Monographs, n. 31, 371-413.

Pesaran, M. H., Shin, Y., & Smith, R. J. (1999). Bounds testing approaches to the analysis of long-run relationships. Journal of Statistical Association, n. 94, 621-634.

Pesaran, M. H., Shin, Y., & Smith, R. J. (2001). Bounds testing approaches to the analysis of level relationships. Journal of Applied Econometrics, 16(3), 289-326. doi:10.1002/jae.616

Phillips, P. C. B., & Perron, P. (1988). Testing for a unit-root in time-series regression. Biometrika, 75(2), 335-346. doi:10.1093/biomet/75.2.335

Pigou, A. C. (1929). Industrial fluctuations. 2nd ed. London: Macmillan.

Ramalho, E. A., Caleiro, A., & Dionfsio, A. (2011). Explaining consumer confidence in Portugal. Journal of Economic Psychology, 32(1), 25-32. doi:https://doi.org/10.1016/j.joep.2010.10.004

Romer, C. D. (1990). The great crash and the onset of the Great Depression. Quarterly Journal of Economics, 105(3), 597-624. doi:10.2307/2937892

Silvia, J., & Iqbal, A. (2011). Monetary policy, fiscal policy, and confidence. International Journal of Economics and Finance, 3(4), 22-35.

Vieira, F. V., & Da Silva, C. G. (2016). BRICS export performance: an ARDL bounds testing empirical investigation. 44º Encontro Nacional de Economia – Anpec, Foz do Iguaçu/PR. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/encontro/2016/

submissao/files_I/i7-80490f02382136018991d1557e20dde6.pdf> Acessado em: 20/05/2017

Vuchelen, J. (1995). Political events and consumer confidence in Belgium. Journal of Economic Psychology, 16(4), 563-579. doi:10.1016/0167-4870(95)00028-6

Vuchelen, J. (2004). Consumer sentiment and macroeconomic forecasts. Journal of Economic Psychology, 25(4), 493-506. doi:10.1016/s0167-4870(03)00031-x

Publicado
2019-09-21
Como Citar
Caetano, R. M., & da Silva, C. G. (2019). Determinantes da confiança do consumidor e dinâmica da política monetária no Brasil. Brazilian Keynesian Review, 5(1), 18-42. https://doi.org/10.33834/bkr.v5i1.165
Seção
Artigos